sábado, 16 de outubro de 2010

Programa do governo ajuda jovens a conseguirem o primeiro emprego

Natalia foi efetivada graças ao programa Jovem Cidadão

Ao iniciar a busca do primeiro emprego, o jovem brasileiro se depara com uma difícil realidade. O mercado de trabalho, que está cada dia mais concorrido e exigente, quase sempre procura pessoas com experiência e boa qualificação profissional, atributos que um cidadão que busca sua primeira oportunidade, geralmente não possui. Todas essas exigências dificultam o ingresso do jovem no mercado de trabalho.

Para diminuir a taxa de desemprego e aumentar as expectativas de quem procura a primeira oportunidade, o governo criou programas que ajudam o jovem a iniciar sua carreira profissional e, ao mesmo tempo, incentivar os estudos. O Programa Jovem Cidadão é o exemplo de uma iniciativa que deu certo.

Esse é um programa social instituído pelo Governo do Estado de São Paulo e coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), que visa oferecer ao jovem a primeira oportunidade no mercado de trabalho. O Programa Jovem cidadão conta com a parceria de diversas empresas que desejam colaborar e mudar as estatísticas de desemprego entre essa parcela da sociedade.

A consultora comercial Sheila Franzoti afirma que o Programa pode proporcionar benefícios que serão importantes durante toda a carreira do jovem. “Com o Programa Jovem Cidadão é possível se colocar no mercado de trabalho, aprender sobre diversas áreas, processos, assumir responsabilidades e, até mesmo, ajudar na escolha de sua formação acadêmica.”

Sheila diz que sua empresa optou por participar dessa iniciativa por acreditar que seria importante dar oportunidade àqueles que ainda não ingressaram no mercado de trabalho. “O nosso intuito era realmente ensinar, trocar conhecimento e formar futuros talentos.” Ela diz que o processo de seleção também é muito eficiente e rápido e a incentivou a aderir ao Programa. “Definimos a localidade e o básico de conhecimento que o candidato precisava ter. Rapidamente agendaram as entrevistas para fazermos a seleção.”

A assistente comercial Natalia Saraiva participou do Programa Jovem cidadão e até hoje colhe os frutos dessa iniciativa. “Fui selecionada como estagiária e logo depois veio a efetivação. Estou há três anos na empresa e tive a oportunidade de crescer profissionalmente.”

Natalia afirma que o Programa do Governo do Estado de São Paulo significou um grande avanço para sua vida em todos os sentidos. “Ganhei experiência, pude ter o meu próprio salário, passei a ter mais responsabilidade e aprendi um pouco de cada função dentro da empresa.” A assistente comercial recomenda e acha importante participar do Programa. “O jovem tem a oportunidade de adquirir a tão pedida experiência que o mercado de trabalho exige atualmente.”

Para participar do Programa Jovem Cidadão é necessário estar devidamente matriculado no ensino médio da rede pública estadual, ter entre 16 e 21 anos e morar em um dos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo. A inscrição deve ser feita através do site www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário