quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Protesto ou ato de vandalismo?

A violência está cada dia mais próxima e presente em nossas vidas. Ontem ao chegar no Terminal Sacomã na zona sul, por volta das 23:00 horas, fui informada de que não haveria ônibus que eu pudesse ir para casa. Motivo: Um protesto de moradores da favela de Heliópolis devido à morte de uma adolescente da comunidade.
Na noite da última segunda-feira, 31, Ana Cristina de Macedo, 17 anos, foi atingida por uma bala perdida durante uma troca de tiros entre ladrões e agentes da Guarda Civil Municipal de São Caetano do Sul. Ana não resistiu ao ferimento e morreu no local.
Não se sabe ao certo de onde partiu o tiro que acertou a cabeça da jovem que voltava da escola no momento do confronto. Mesmo assim, os moradores resolveram protestar. Foram distribuídos bilhetes aos habitantes da comunidade prometendo uma cesta básica a quem aderisse ao protesto.
Pois bem, por volta das 18:00 horas desta terça-feira, 01, começou a manifestação. Os moradores iniciaram as atitudes de vandalismo. Incendiaram ônibus e carros e trocaram tiros com Policiais Militares. Por conta disso, todas as vias que pudessem dar acesso à favela foram interditadas. As linhas da SP Trans e da EMTU que tinham em seu itinerário alguma rua próxima a Heliópolis tiveram que recolher seus ônibus, já que os manifestantes ameaçavam incendiar todos os coletivos que passassem na região durante a manifestação.
Enquanto a favela mais parecia um cenário de guerra, a poucos metros dali, era velado o corpo de Ana Cristina.
Mais uma vez a população foi prejudicada. Eram dezenas de pessoas no Terminal sem saber o que fazer, se iriam ou não chegar em casa após um dia inteiro de trabalho. Os que tinham a quem recorrer pediram que alguém os viessem buscar. Mas outros, sem alternativa, precisaram ir a pé e muitos nem conseguiram entrar em casa.
Até mesmo os que não moram na favela, como eu, foram afetados com a violência
Eu não sou contra protestos e manifestações. Até acho que as pessoas devem correr atrás dos seus direitos, mas desde que isso não prejudique a população que nada tem haver com este tipo de acontecimento. Aliás, na minha opinião, o que aconteceu ontem em Heliópolis não é forma de protesto e nem manifestação. Para mim isso é pura violência e vandalismo. Só espero que um dia as pessoas se deem conta de que violência não se resolve com violência e aprendam a solucionar os problemas de maneira correta.
E fica aqui a indignação de uma cidadã paulistana que dormiu ao som de helicópteros que sobrevoavam a região!

8 comentários:

  1. Amiga muito bom seu texto!
    É gente vivi toda aquela violência de perto. Não sei nessas horas é pior, a preocupação com queridos que não estão em casa ou a preocupação de se estar em casa nesse momento.
    Estou definitivamente atordoada com o que aconteceu e com um sentimento de insegurança que jamais senti morando a mais de 20 anos na maior comunidade Paulista. Medo, desgosto, revolta... é uma aparanhado de sentimos ruins que nesses momentos se misturam, o que fica é apenas a esperança de que um dia isso não venha mais a nos aportunar.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Prima amigaaaaaaaaaaaa, o q vc relatou eu concordo plenamente se todos pudesse ter um pouquinho de respeito com o proximo nada disso precisava ter ocorrido, pois eqto uma familia tava se lamentando a perda de um membro da familia os outros nem se que podia entrar na suas residencia com medo do bang bang, pois assim como aconteceu com essa garota podia acontecer com qualquer um que estivesse nas imediações, lamento muito o caso ocorrido.

    ResponderExcluir
  3. Uma constatação para se pensar: de quem partiu a iniciativa do protesto? Conforme relatado, a poucos metros dali estava sendo velado o corpo da vítima - e provavelmente nessa despedida os familiares e amigos. Então... será que efetivamente estavam protestando pela morte trágica, ou viram nisso um motivo pra chamar a comunidade a se aliar a um tumulto generalizado devidamente planejado?
    A menina foi vítima... mas o protesto foi em relação à morte ou à perseguição dos bandidos? Porque, se a sociedade quer que o crime seja combatido, acidentes poderão acontecer. Mas se a polícia não puder atirar...

    ResponderExcluir
  4. Vivi amiga, ótimo texto!

    Foi lamentável o que ocorreu ontem, feio, coisa de quem não tem o que fazer. Mas, também vale ressaltar o seguinte, é injusto falar que os moradores fizeram um protesto. Aquelas pessoas que praticaram aqueles atos terríveis são um pequeno grupo que não sabe o que é uma comunidade. Os moradores ficaram reféns de indivíduos que apenas aproveitaram a morte da moça para atacar a polícia e não se deve apontar como a comunidade de Heliópolis tenha feito isso. É coisa de vagabundo, que não tem o que fazer e conseguiu prejudicar muitas pessoas.

    As pessoas deveriam se preocupar um pouco mais no voto que dão para eleger os porcos corruptos, ao invés de destruir seu próprio patrimônio.

    ResponderExcluir
  5. Pima,mto bom seu texto!!
    Pois é só lamentos,
    Consequência disso o Luan vai dormir aqui em casa hoje pq a Miminha ficou com medo de vim busca-ló,e ter mais vandalismos que situação!!!
    Que bom que conseguio chegar em casa bem.

    ResponderExcluir
  6. Meus lindos e queridos amigos...primeiramente agradeço os elogios!!!
    Adorei todos os comentários!
    Fábio, sua contestação realmente é ótima! É difícil saber de quem partiu a iniciativa do protesto se os familiares e amigos da garota estavam no velório. Mas acho que podemos imaginar de onde parte este tipo de atitude,né?
    O motivo real pelo qual iniciou-se o protesto também é algo a se pensar!
    Fafá, amiga!...Desculpe se eu não soube me expressar, mas quando me referi aos "moradores da favela Heliópolis" não tive a intenção de generalizar, foi apenas uma forma de expressão,mas concordo plenamente com a sua opinião! Não são todos os moradores, mas apenas uma pequena parcela, já que Heliópolis é formada em sua maioria por pessoas honestas e trabalhadoras.
    Mi, imagino que se você escrevesse este texto poderia expressar ainda mais os seus sentimentos por ter sido, de certa forma, personagem de tudo isso que aconteceu! Seus sentimentos de revolta, medo e indigação são ainda maiores que os meus!
    Fran e Ka, obrigada por me prestigiarem sempre! Amo vocês!
    Pessoal, continuem comentando!Adoroooooo...rs

    Beijos à todos

    ResponderExcluir
  7. Vivi, ótimo texto.
    Os cidadões tem direito sim de protestar. Mas o que ocorreu foi um ato de vandalismo, isso sim.
    É de deixar todos indignados mesmo. Aonde vamos chegar com tanta violência? Espero q as pessoas coloquem a mão na conciência e vejam o q causaram, enquanto uma família e amigos, sofriam com a perda da menina.

    ResponderExcluir
  8. Vivi a cada dia escrevendo melhor... adorei o texto.. te adoro .. bjos

    ResponderExcluir